sábado, 27 de janeiro de 2018

Equipes de saúde de Alto Alegre do Maranhão são premiadas em São Luís



Aconteceu na noite de ontem (26) em São Luís no Villa Reale Buffet, a 12ª edição do prêmio do Medidente/2018 promovido pela Aclemede/Assessoria de Comunicação com objetivo de valorizar e fortalecer os profissionais da saúde que atuam no Programa Saúde da Família e Saúde Bucal.
Dentre os profissionais homenageados, médicos enfermeiros e agentes de saúde, estavam duas equipes de Alto Alegre do Maranhão e secretária municipal de saúde, Iolete Soares de Arruada. 
Segundo Vera Baldez, responsável pela organização e entrega da premiação, o prêmio medident 2018 é uma forma de reconhecer o trabalho dos profissionais e incentivá-los a ofertar um serviço com mais alegria.
“Quando valorizamos e reconhecemos as ações e empenho desses profissionais e entregamos um prêmio dessa importância, estamos dizendo que os trabalhos desenvolvidos por eles são de significância imensurável para o bem de nosso povo e isso faz o profissional trabalhar com mais entusiasmo” concluiu.
Entre os enfermeiros, cirurgiãs dentistas e médios homenageados estavam: Enf. Val Guimarães (Centro de Saúde Ozima Batista Bezerra Vieira); Enf. Erieton Guimarães (Centro de Saúde Ozima Batista Bezerra Vieira); Enf. Laís Sousa (Unidade Básica de Saúde Mãe Beata); Enf. Patrícia Paiva (Unidade Básica de Saúde Mãe Beata); cirurgiã dentista do Centro de Saúde Ozima Batista Bezerra Vieira, Paloma Brasil, Maria Wana (Unidade Básica de Saúde Mãe Beata) e as médicas Drª Sayli (Mais Médicos); Drª Niurka (Mais Médicos) e Drª Camila. 
O Programa Saúde da Família (PSF) foi implantado no Brasil pelo Ministério da Saúde em 1994. É conhecido hoje como “Estratégia de Saúde da Família”, por não se tratar mais apenas de um “programa”.
O Estratégia de Saúde da Família visa a reversão do modelo assistencial vigente, onde predomina o atendimento emergencial ao doente, na maioria das vezes em grandes hospitais. A família passa a ser o objeto de atenção no ambiente em que vive, permitindo uma compreensão ampliada do processo saúde/doença. O programa inclui ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes.
O Ministério da Saúde lançou em 2003 a Política Nacional de Saúde Bucal – Programa Brasil Sorridente. O Brasil Sorridente constitui-se em uma série de medidas que visam a garantir ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos brasileiros, fundamental para a saúde geral e qualidade de vida da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário