quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Encontro discute divisão territorial de comunidades entre Alto Alegre, Bacabal, São Luiz Gonzaga e Peritoró



Aconteceu na manhã desta quarta-feira (15/11) em Alto Alegre do Maranhão um encontro entre prefeitos, presidentes de associações, lideranças regionais e vereadores com integrantes do IMESC - Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos, para debater a problemática da divisão territorial envolvendo os municípios de: Alto Alegre do Maranhão, São Luiz Gonzaga, Bacabal e Peritoró.
O encontro foi proposto pelo prefeito Maninho de Alto Alegre (PDT) ao diretor do IMESC Josiel Ribeiro, que esteve no município para participar do debate e ouvir as reivindicações, principalmente dos líderes rurais. O prefeito de Peritoró – MA Jozias Oliveira Lima, esteve presente ao encontro e sinalizou em comum acordo com o prefeito Maninho de Alto Alegre, anexar ao território de Alto Alegre do Maranhão o povoado São Paulo, já assistido e com a maioria de eleitores Altoalegrenses. Do município de São Luiz Gonzaga, veio o secretário de gabinete do prefeito Dr. Junior (PDT), que comunicará ao gestor Gonzaguense as intenções propostas ao IMESC.
A reunião contou ainda com a participação dos vereadores da base governista na Câmara Municipal, Manoel Rodrigues (presidente), Sinaldo Rodrigues (PSB), Dezo da Altamira (PDT), Jurandir, Luiz de Lemos (PR), Jean Marques (PSD) e Neto Fiuza (PSB), ambos manifestaram apoio a causa.
Em 2016, acompanhado de vários presidentes de associação, o prefeito Maninho (PDT) esteve reunido em São Luís do Maranhão com o superintende do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Na época, o INCRA ouviu os agricultores e manifestou o desejo transformar o P.A Três Setúbal para o P. A (Programa de Assentamento) Alto Alegre do Maranhão, porém para tal mudança era preciso um estudo da área e uma autorização na Assembleia Legislativa do Maranhão – ALEMA. O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos – IMESC, enviou técnicos ao município para avaliar a situação de perto.
O prefeito Maninho, destacou os esforços da luta e caminhadas a órgãos na Capital para atender o anseio de centenas de pessoas, que estão inconformadas, principalmente com a falta de assistência pela gestão dos municípios de São Luís Gonzaga do Maranhão e Bacabal, para o prefeito com anexação legal, a prefeitura poderá agir na região sem empecilhos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário