Com o objetivo de contribuir para melhoria do trabalho de Língua Portuguesa nas escolas do município de Alto Alegre do Maranhão e a preparar docentes para a próxima edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP), a Prefeitura por meio da secretaria municipal de Educação, ingressou na formação para professores articuladores da OLP. Uma iniciativa Governo do Maranhão, em parceria com o Conselho de Secretários de Educação (Consed), a União de Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e a Universidade Estadual do Maranhão/UEMA.
O “Escrevendo o Futuro” realiza diversas modalidades de formação presencial e a distância para educadores e, nos anos pares, promove um concurso de textos que premia as melhores produções dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, desenvolvida em parceria com o Ministério da Educação.
O professor e coordenador técnico de Língua Portuguesa, José Ribamar Moura, participou da formação na última segunda-feira (16), no Auditório da UemaNet, em São Luís, e destaca quais os próximos passos aqui na base.
“Iniciaremos as formações presenciais da OLP Escrevendo o Futuro, a partir do dia 03/11/2017 com o cadastro dos professores de Língua Portuguesa da rede municipal no Portal da Olimpíada, logo em seguida faremos as formações para orientá-los de como proceder os trabalhos de produção e análises dos textos produzidos pelos alunos que passarão por uma banca examinadora composta por professores de Língua Portuguesa do município e presidida pela SEMED, os textos aprovados irão para a seletiva estadual, e os que forem aprovados na seletiva estadual irão para a nacional, que é onde acontece a premiação a nível nacional, os textos versarão sobre : Poetas da escola, a ocasião faz o escritor e se bem me lembro, Será um grande passeio durante a formação pela diversidade textual, linguística e gramatical. Nossos alunos estarão em estrita conexão com o universo textual que vivenciam, de forma que promoveremos por meio destas práticas o letramento e o multiletramento. Toda essa preparação culminará na olimpíada de Língua Portuguesa que acontecerá no ano que vem e nós SEMED de Alto Alegre já daremos a largada”, declarou.
Para a secretária municipal de Educação, Miram Costa, o Programa Escrevendo o Futuro, dará uma grande contribuição para as práticas de letramento nas escolas nos diferentes bairros da cidade, além de proporcionar a imersão no universo literário popular, crítico e clássico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário