sábado, 14 de janeiro de 2017

ALTO ALEGRE-MA: Programa de horta nas hortas aderi ao plantio de batata biofortificada


O plantio de batata bioforticada que já deu tão certo em propriedades rurais do município de Alto Alegre do Maranhão, agora ganha um novo rumo: as hortas escolas da rede municipal de ensino.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria Municipal de Agricultura através da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão – AGERP está realizando em unidades de ensino do município onde funciona o Programa “Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia”, o plantio das ramas de batata bioforticada.

O valor nutritivo da batata já comprovado, além de apresentar resultados satisfatórios relacionados a produção. A Embrapa desenvolve pesquisas com alimentos biofortificados há mais de sete anos e, nesse período, diversas cultivares têm sido recomendadas para alimentação humana devido ao alto teor de vitaminas e nutrientes.
A frente do projeto “Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia”, está Francisco de Assis, ou popularmente conhecido professor Mano, ele acompanha o passo a passo do plantio juntamente com os técnicos de AGERP, Herbert e Wildegard Lima.

 O objetivo do projeto é promover a educação de crianças, adolescentes e adultos de escolas atendidas pelo PNAE e comunidades do seu entorno, utilizando as hortas escolares como ferramenta e eixo gerador da prática pedagógica na abordagem de temas sobre a alimentação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável. Daí espera-se resultados como a melhoria do rendimento escolar e da saúde dos estudantes; o estímulo à inserção da educação alimentar e nutricional no currículo escolar e no cotidiano da prática educacional dos sistemas e redes de ensino; respeito e valorização à diversidade cultural e às preferências alimentares locais do município e região que se encontra; entre outros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário