sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Agricultores se qualificam em inseminação artificial através de curso do Sena


Durante toda esta semana, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR esteve no município de Alto Alegre do Maranhão aplicando para jovens moradores da zona rural o curso de inseminação artificial. O curso ministrado pela instrutora e especialista na área de inseminação, Vanessa Duarte, é fruto de um acordo de cooperação técnica da prefeitura municipal através da secretaria municipal de Agricultura com a instituição.
Ontem (20), aconteceu a aula prática do curso na Fazenda Quebra Coco de propriedade do advogado e pecuarista, Ronaldo Vieira. Nesta fase, os alunos poderam aprimorar as técnicas de inseminação in loco, o pecuarista disponibilizou algumas vacas para a aula monitoradas por funcionários da fazenda.

O curso até então distante para muitos agricultores, abriu uma nova perspectiva de trabalho e geração de renda. Atualmente, é possível trabalhar com inseminação em todas as espécies domésticas, sendo que em algumas, como os bovinos, as técnicas estão mais desenvolvidas, principalmente devido ao maior interesse econômico, que estimulou mais pesquisas relativas a esta espécie como apontou o colaborador Ronaldo Vieira.

O secretário de Agricultura, José Patrício Oliveira, destacou que o curso é inédito no município e democratiza o acesso a qualificação técnica dos agricultores que não podem pagar por um curso como este. Patrício reafirmou novamente a parceria importante firmada com o SENAR, e a vontade de renovar o acordo para 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário