quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Avifauna alto-alegrense do Rio Peritoró é tema de pesquisa de estudante de Biologia


Essa é uma história que vale apena contar, principalmente porque exalta o município de Alto Alegre do Maranhão e amplia o nosso olhar para as questões ambientais dentro da nossa realidade. Para muitos leitores pode até parecer algo simples, cotidiano, mas para alguns não, e esbarra num ponto importante que é biodiversidade da Avifauna alto-alegrense nas margens do Rio Peritoró pesquisada e catalogada em um acervo cientifico inédito.

A pesquisa foi realizada pelo estudante de Biologia, João Cardoso Maciel Filho que se dedicou em 06 meses de trabalho nas matas ciliares do Rio Peritoró com a pesquisa que identificou 48 espécies de aves, o estudo de João Cardoso foi defendido nesta terça-feira (16/02/2016) na apresentação do trabalho de conclusão do curso de Biologia na Universidade Estado do Maranhão-Bacabal.
FOTOS: Francisco Santos
O estudante classificou a pesquisa como fundamental para a elaboração de futuras políticas de conservação de espécies.
“Conclui-se que o Rio Peritoró apresenta grande diversidade de aves, que precisam de um programa de proteção devido à crescente interferência do homem no ecossistema, provocando danos que põem em risco as espécies de animais lá existente”, destacou João Cardoso.
Ao compartilhar a existência dessa pesquisa jamais feita em Alto Alegre do Maranhão, o jovem estudante também levanta a necessidade da expansão da pesquisa a demais localidade do extenso território alto-alegrense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário