O prefeito Maninho de Alto Alegre participou na tarde do dia (14/01/2015) de uma reunião com grupo de moradores do bairro Tucum para debater sobre a destinação de resíduos sólidos do município Alto Alegrense. Maninho de Alto Alegre ouviu atentamente as reivindicações sobre a organização do descarte do lixo e também a proposta de soluções. Deste o dia 13 de janeiro, a Prefeitura Municipal trabalha no depósito lixo e essa era uma das reivindicações feitas.
O senhor Pedro Paulo um dos moradores destacou a posição firme do prefeito em ouvir e está junto com a população na busca de soluções para este que é um problema nacional.
“Pela primeira vez tivemos o um prefeito perto da gente para nos ouvir e nos atende e isso é raro hoje em dia”, afirmou o senhor Pedro Paulo.
O prefeito Maninho de Alto Alegre destacou os resultados da reunião como positivos e frisou a importância de se fazer um governo democrático com a participação de toda a sociedade ou nunca visto antes na história de Alto Alegre do Maranhão.
Alto Alegre do Maranhão e os demais municípios brasileiros tem um grande desafio até 2016 para cumprir o projeto de Lei de Conversão (PLV), 15/2014 que aumenta o prazo para o tratamento e disposição de lixo domestico. A mudança dá mais prazo para os municípios que sofrem com a limitação de recursos, aspectos normativos e operacionais.
O prefeito Maninho de Alto Alegre, encarar esse problema com a elaboração do Plano de Resíduos Sólidos que pode ser elaborados até 2016 e implantado até 2018 de acordo com a Lei de Conversão aprovada pelo Senado Federal.
O plano de resíduos sólidos vai obedecer a Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Plano Nacional. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) foi instituída pela Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010 regulamentada pelo Decreto Nº 7.404 de 23 de dezembro de 2010. Entre os conceitos introduzidos em nossa legislação ambiental pela PNRS estão a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, a logística reversa e o acordo setorial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário