O município de Alto Alegre do Maranhão está intensificando as ações de diagnóstico do vírus HIV, hoje 11/12 a secretaria municipal de Saúde realizou um mutirão de teste rápido em 03 unidades básicas de saúde da cidade. O teste como próprio nome diz, é rápido e seguro, realizado a partir da coleta de uma amostra de sangue.
Enfermeiros, técnicos e agentes comunitários de saúde estão engajados na ação pública de saúde. Segundo o Departamento Nacional de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, pesquisas realizadas indicam que existem hoje no Brasil cerca de 630 mil pessoas vivendo com o HIV, o vírus da AIDS, e que, dentre estas, cerca de 255 mil nunca teriam feito um teste de diagnóstico e, por isso, não conhecem sua sorologia.
O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito por meio de testes realizados a partir da coleta de uma amostra de sangue. No Brasil, temos os exames laboratoriais como o Elisa anti-HIV e os testes rápidos que detectam os anticorpos contra o HIV em um tempo inferior a 30 minutos.
Do ponto de vista epidemiológico, pode-se afirmar que o diagnóstico é fundamental para o controle da epidemia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário