terça-feira, 27 de março de 2018

Aberta em Alto Alegre do Maranhão a semana de luta contra a Tuberculose


A Prefeitura de Alto Alegre do Maranhão por meio da secretaria municipal de Saúde, abriu na segunda-feira (26), a semana de luta contra a Tuberculose, doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas. A prioridade este ano, é fazer um trabalho de prevenção com palestras e informações dentro das unidades básica de saúde; diagnóstico e tratamento, uma vez que o município conta com a medicação.
No Centro de Saúde Ozima Batista Bezerra Vieira, aconteceu na manhã desta terça-feira (27) uma das palestras informativas. A enfermeira Val Guimarães e a médica cubana Niurka Perez, falaram ao público sobre a importância do diagnóstico precoce; alertas para a coletividade, pois pode haver transmissão pelas vias áreas.
“A informação é sempre o melhor remédio, uma vez que os usuários do Sus estão informados, eles ficam mais responsáveis e conscientes a favor da sua própria saúde. Na abertura desta semana estamos esclarecendo as dúvidas da população sobre esta patologia que infelizmente assola a sociedade”, disse Val.
No Brasil, a doença é um sério problema da saúde pública, com profundas raízes sociais. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da tuberculose. Globalmente, cerca de 10 milhões de pessoas adoecem por tuberculose, levando mais de um milhão de pessoas a óbito, anualmente. O surgimento da aids e o aparecimento de focos de tuberculose resistente aos medicamentos agravam ainda mais esse cenário. O principal reservatório da tuberculose é o ser humano.





Nenhum comentário:

Postar um comentário