sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

PRESIDENTE DA CÂMARA DE ALTO ALEGRE DO MARANHÃO MANOEL RODRIGUES PARTICIPA DE ENCONTRO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO.



O início da construção de um novo relacionamento entre fiscalizados e órgão de controle, com base na capacitação e na orientação dos gestores com vistas ao aperfeiçoamento da gestão pública. Essa foi a marca do II Encontro – TCE e o Desenvolvimento Local, realizado na manhã desta sexta-feira, no Multicenter Sebrae. Cerca de 400 pessoas participaram do evento, entre prefeitos, vereadores e assessores técnicos.


Entre outras autoridades, o evento contou com a presença do presidente do TJ, desembargador Cleones Cunha, do procurador-geral de Justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, do Secretário de Transparência e Controle, Rodrigo Lago, do diretor-superintendente do SEBRAE-MA, João Batista Martins, o vice-presidente da AL, deputado Othelino Neto, o presidente da FAMEM, Cleomar Tema, o procurador-chefe do Ministério Público de Contas (MPC), Paulo Henrique Araújo dos Reis, o Procurador Geral do Estado, Rodrigo Maia e o procurador da União, Fabrício Santos Dias.


Quem também marcou presença no encontro, foi o vereador presidente da Câmara Municipal de Alto Alegre do Maranhão, Manoel Rodrigues Pereira. 

No encontro foram celebradas recomendações conjuntas, redigidas pelos três órgãos e dirigidas aos gestores públicos. A primeira, pedindo a implantação do sistema de controle interno nos municípios e o provimento de cargos via concurso público. A segunda, para que sejam instalados de forma permanente e nos termos da lei os portais da transparência.
Fazendo uso mais intensivo dos recursos de Tecnologia da Informação (TI) a nova sistemática traz vantagens para os jurisdicionados, para o órgão de controle e para a sociedade em geral, já que fortalece mecanismo de transparência fundamentais para o controle social.

Do ponto de vista dos gestores públicos, o uso de diversas ferramentas online, como SACOP, SAE, SIGER, FINGER e IEGM, diminui de forma expressiva o volume de documentos enviados. Além disso, muitas peças serão enviadas em formato de planilhas eletrônicas que podem ser facilmente extraídas dos sistemas das prefeituras e das câmaras.

Para Manoel Rodrigues (PDT)  a principal vantagem está ligada à economia de tempo, possibilitando que as contas sejam processadas, analisadas e julgadas em menos tempo, atendendo a uma das principais demandas da sociedade. Os dados enviados, tanto de forma on-line quanto por meio de planilhas eletrônicas serão usados para alimentar o banco de dados do Tribunal, otimizando o tempo de análise das c
ontas.


Para o presidente do TCE, conselheiro Caldas Furtado, o evento, que foi realizado nas cidades de Imperatriz e São Luís, cumpriu plenamente seu objetivo, dentro da perspectiva de aproximar cada vez mais o Tribunal dos gestores públicos e da sociedade e de iniciativas de cunho pedagógico. “Este evento é o primeiro de muitos, que marcarão uma nova fase na atuação do TCE maranhense, em sintonia com a tendência nacional, voltada para a atuação de caráter preventivo”, afirmou.
FOTO ( Manoel Rodrigues ao lado do presidente do TCE-MA, Caldas Furtado)

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