terça-feira, 26 de abril de 2016

ALTO-ALEGRE-MA: Equipes de saúde realização ação no Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hipertensão Arterial



Por mais uma vez, as equipes de saúde em Alto Alegre do Maranhão se mobilizaram através de ações de conscientização e atendimento à população no Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hipertensão. Em todas as unidades básicas de saúde do município, médicos e enfermeiros realizaram palestras sobre o tema e ainda o aferimento da pressão arterial, orientado pacientes sobres os cuidados com a hipertensão. 
A secretária municipal de Saúde, Iolete Soares de Arruda percorreu todas as UBS acompanhando as ações desenvolvidas. Arterial. 
De acordo com dados estatísticos publicados recentemente, cerca de 23% da população brasileira é hipertensa. Segundo o Caderno de Atenção Básica do Ministério da Saúde, a hipertensão afeta de 11 a 20% da população adulta com mais de 20 anos. A pressão arterial é a força que o sangue exerce na parede das artérias, quando essa força está aumentada, as artérias oferecem resistência para a passagem do sangue sendo denominada Hipertensão Arterial. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9).

Quando a pressão está em 12 por 8 ou menos, tudo funciona bem, mas quando a pressão está continuamente aumentada, alguns órgãos importantes como o coração, o cérebro, os rins, os olhos e as próprias artérias, entre outros, sofrem maior desgaste e podem surgir doenças. Quando a pressão está acima de 14 por 9, os médicos diagnosticam a hipertensão arterial. Valores entre 12 por 8 e 14 por 9 são chamados de pré-hipertensão ou pressão limítrofe, já requerendo cuidados como controle do peso e do estresse, redução do sal na alimentação, abandono do sedentarismo e, em muitos casos, uso de medicamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário