sexta-feira, 1 de junho de 2018

Lançado em Alto Alegre do Maranhão o programa Mais Alfabetização



LANÇAMENTO DO PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO!
Aconteceu na manhã desta sexta-feira (01/06) no auditória do Secretaria Municipal de Educação, o lançamento do programa mais alfabetização executado pelo Governo Federal/ Ministério da Educação. Em Alto Alegre do Maranhão, o Mais Alfabetização funcionará em 10 escolas (1º/2°).

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
O Programa Mais Alfabetização surgiu como estratégia do Ministério da Educação diante dos resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização - ANA, do Sistema de Avaliação da Educação - SAEB, criada com o intuito de avaliar o nível de alfabetização dos estudantes ao final do 3º ano do ensino fundamental, apontou uma quantidade significativa de crianças nos níveis insuficientes de alfabetização (leitura, escrita e matemática).

O Programa tem bases no reconhecimento de que os estudantes aprendem em ritmos e tempos singulares e de que necessitam de acompanhamento diferenciado para superarem os desafios do processo de alfabetização, garantindo a equidade na aprendizagem, bem como entende que a alfabetização constitui a base para a aquisição de outros conhecimentos escolares e para a busca de conhecimento autônomo. Fundamentalmente, o Programa Mais Alfabetização reconhece que o professor alfabetizador tem papel fundamental nesse complexo processo.

O Programa Mais Alfabetização cumpre a determinação da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017), quando diz que, nos dois primeiros anos do ensino fundamental, a ação pedagógica deve ter como foco a alfabetização, a fim de garantir amplas oportunidades, para que os alunos apropriem-se do sistema de escrita alfabética, de modo articulado ao desenvolvimento de outras habilidades de leitura e de escrita e ao seu envolvimento em práticas diversificadas de letramentos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário